Como captar clientes em tempos de crise

Bom seria se o seu negócio pudesse entrar em suspense comercial diante de uma crise econômica, política ou financeira, retomando as atividades, sem prejuízos, assim que o cenário se torna mais positivo. Entretanto, a realidade difere muito desse ideal e, por isso, é importante saber como captar clientes mesmo quando não existem projeções muito otimistas nesse sentido.

Afinal de contas, você deve buscar soluções diversificadas para manter a sua base de clientes sempre em expansão, independentemente do momento vivido.

Por isso, neste post vamos avaliar algumas dicas pontuais para que o cenário de desenvolvimento da sua empresa permaneça inalterado, mesmo que a crise assole do lado de fora do seu estabelecimento. Confira, aqui!

Trabalhe continuamente na qualificação do seu atendimento

Se o momento é de contenção de gastos, inicie as suas estratégias internamente, começando pela qualificação de sua equipe de atendimento.

Por meio de treinamentos — que podem ser ministrados por você, inclusive —, você alinha gradualmente as expectativas e demandas do seu público-alvo com a maneira de abordar, interagir e relacionar-se com os clientes em potencial.

Consequentemente, sua empresa aprende como captar clientes porque, assim como o seu negócio não pode parar, as necessidades por produtos e serviços continuam — ainda que em menor quantidade.

Retome o contato com clientes antigos

Novamente, com o foco na contenção de custos, você pode descobrir como captar clientes a partir da retomada de contato com quem já não compra mais com você.

E sabe com Por meio de ações personalizadas e exclusivas para cada um desses clientes antigos. Assim, você recupera-o, tira os resultados da concorrência e estabelece um novo patamar de relacionamento com quem voltou a comprar com a sua equipe.

Pense em ações para um relacionamento longo

Pode parecer que não ter relação direta com o título do post, mas essa ação tem, sim, a ver com aprender como captar clientes. Afinal de contas, a fidelização é um importante instrumento para que o consumidor satisfeito faça algo por você: o marketing boca a boca.

Assim, a retenção de clientes é muito bem trabalhada e, de quebra, você adquire uma estratégia acessível e eficiente para atrair novos consumidores em potencial até a sua loja.

Agregue valor aos seus serviços/produtos

Não adianta saber como captar clientes e reduzir exponencialmente os preços para atrair o consumidor e diferenciar-se da concorrência. E sabe por quê? Porque isso não se traduz em uma ação em longo prazo interessante para o crescimento da sua marca.

Por sua vez, explore os seus diferenciais, apresente-os ao cliente e faça com que ele perceba essa diferença no preço de etiqueta com base na experiência de compra obtida com a sua equipe.

Isso pode acontecer por meio da personalização de campanhas de inbound marketing, ações presenciais e da constante realização de uma ação personalizada para atrair, encantar e vender ao público-alvo.

Aprenda como captar clientes com o inbound marketing

Falamos, acima, sobre o inbound marketing, mas vale o reforço em um tópico exclusivo dele. Afinal de contas, o marketing digital é uma ação econômica, efetiva e fundamental para aproximar-se do seu público-alvo na internet.

Para tanto, é importante identificar o perfil dessa audiência ideal, para que as ações de conteúdo tenham tudo a ver com a demanda desse público. Em seguida, você mapeia a jornada de compra desse consumidor, estabelece as melhores ações para cada etapa dessa jornada e, assim, mantém o seu negócio ao alcance independentemente do momento em que cada usuário se encontrar na sua respectiva jornada.

Além disso, você pode aprender como captar clientes a partir de outros diferenciais do inbound marketing. Confira, abaixo, outras sugestões e inspirações:

  • foque em estratégias que custam pouco, como a produção de conteúdo para blogs e redes sociais, e o e-mail marketing acompanhando o consumidor ao longo do seu funil de vendas;
  • seja uma referência do mercado com a produção de um conteúdo relevante, e com uma frequência atrativa de postagens para estabelecer um relacionamento com o consumidor em potencial;
  • saiba quais conteúdos fisgam melhor o cliente em potencial em cada momento da jornada, para qualificar o setor de vendas com informações ricas e relevantes para a abordagem e a negociação;
  • segmente a sua persona. Isso facilita o contato com outros perfis além daquele que você acostumou-se a se relacionar.

Viu como o inbound marketing pode fazer toda a diferença no seu processo de entender como captar clientes em momentos de crise?

Mantenha a equipe motivada

Mais uma ação interna, com elevado poder de facilitar o trabalho de captar clientes para a sua empresa! Para isso, comece identificando o grau de satisfação dos seus colaboradores em desenvolverem suas carreiras na empresa.

Ao diagnosticar eventuais problemas e situações que desestimulam o profissional, você pode remediá-los sem investir muito nisso e, assim, o afinco e disposição dos profissionais é recuperado. Algo elementar para que o consumidor tenha uma excelente perspectiva a respeito da sua empresa e passe a comprar mais com vocês.

Analise o mercado e a concorrência

Outra maneira interessante de aprender como captar clientes mesmo em tempos de crise é o estudo a respeito do mercado. Evite focar nos resultados, já que a crise significa contenção, mas identifique quais ações e estratégias podem ser assimiladas e personalizadas de acordo com as características da sua empresa.

Dessa maneira, você gera insights sobre ações que podem ser melhor exploradas, que ainda sequer foram pensadas ou que não funcionaram com diferentes perfis de consumidor, mas que têm tudo a ver com o DNA da sua marca.

Registre o histórico de comportamento dos consumidores

Por fim, o histórico é uma maneira eficiente de resgatar clientes e abordar clientes em potencial com perfis similares. Obtenha uma solução de CRM, para isso, e aproveite a automatização de processos para compreender quais ações podem estimular uma nova compra, reativar o relacionamento e aumentar as suas vendas independentemente da crise que viva o país.

Viu como é possível aprender como captar clientes e ser um ponto fora da curva, mesmo quando a situação do seu setor de atuação não aparenta estar nos seus melhores dias? Agora, para complementar o que vimos ao longo deste post, aproveite para entender a relação entre gerar mais leads e aumentar as vendas!

Deixe uma resposta