Mais leads, mais vendas

leads

Com a mudança geral no comportamento do consumidor moderno, o mercado também se metamorfoseou para buscar novas soluções de interação e relacionamento e, com isso, aumentar as vendas. É aí que entram os leads na identificação de oportunidades de negócio para a sua empresa! Por meio deles, você absorve novos insights, compreende a demanda do público-alvo e consegue nutrir os vendedores com informação de qualidade para concluir a negociação.

Caso você ainda não tenha familiaridade com os leads e, tampouco, com a integração entre os setores de marketing e de vendas, este post foi feito especialmente para você!

Continue conosco, ao longo desta leitura, entenda a relação fundamental entre a geração de leads e o aumento de vendas na sua empresa!

O que são leads?

Todo visitante — presencial ou virtual — em sua empresa é um lead em potencial. Ou seja: um indivíduo com interesse real nos seus serviços ou produtos.

Acontece que, por meio das mais recentes tecnologias e técnicas de marketing, é possível converter esses usuários anônimos em prováveis clientes. Para isso, o setor mapeia o perfil do público-alvo e identifica toda a sua jornada de compra.

Como resultado, as ações de marketing aplicadas despertam o interesse dos usuários e vão nutrindo-os gradualmente. Quando esse cliente está pronto para ouvir uma proposta, o marketing encaminha todas as informações para a equipe de vendas.

E é aí que os leads são convertidos em clientes da sua empresa.

Só que o trabalho, como um todo, não é tão simplificado como descrito acima. A seguir, vamos explorar os meios mais eficientes para atrair os leads até a sua empresa!

Como captar leads?

Imagine que um visitante chegou até o seu site por meio de um post no seu blog ou nas redes sociais da sua empresa. Ele fica por dentro de suas soluções e identifica um produto ou serviço interessante, mas fecha a janela do navegador sem comprar nada.

Agora, por meio das ações de marketing digital, você planeja as páginas do seu site para que elas captem os dados desse usuário anônimo. Pode ser o cadastro para o recebimento de um material gratuito — no qual você coleta o nome e endereço de e-mail dele — ou algum tipo de recompensa.

Com isso, o marketing acabou de captar os leads com real interesse nas soluções da sua empresa. Ou seja: a partir de um conteúdo relevante, que responda às dúvidas desse consumidor em potencial, é possível aproximar-se do indivíduo e satisfazer a sua curiosidade.

Abaixo, algumas das ações que melhor convertem os visitantes em leads para o se negócio:

  • e-books;
  • whitepapers;
  • webinars;
  • testes de produtos, como um período gratuito para experimentar o seu software;
  • infográficos.

Para cada objetivo, uma ou mais das estratégias acima citadas podem ajudar na geração e nutrição de leads — que é o acompanhamento ao longo de toda a jornada de compra do cliente. É importante, então, ter um bom plano de mídia para identificar as melhores ações de acordo com as suas metas e o perfil do seu público.

Como gerar leads qualificados para vendas?

Ter usuários interessados em suas postagens é uma coisa. Agora, trabalhar os assuntos de interesse deles, para que se convertam gradualmente em clientes de sua empresa, é algo completamente diferente.

Por isso, neste tópico vamos explorar algumas ações de grande relevância para gerar os leads mais qualificados para que o seu setor de vendas construa propostas irrecusáveis!

Use palavras-chave de cauda longa

Técnicas de SEO (sigla para Search Engine Optimization) também evoluíram, ao longo dos anos, mas permanecem diferenciadas para entender as necessidades do seu público-alvo.

Pois é a partir delas que o marketing compreende os termos mais pesquisados pela sua audiência para, então, desenvolver conteúdos que respondam a essas perguntas.

Uma alternativa eficiente para isso é o uso de palavras-chave de cauda longa — termos mais específicos, mas que antecipam novas dúvidas dos usuários.

Por exemplo: em vez de focar na solução, cuja palavra-chave tem mais tráfego, a palavra-chave de cauda longa foca em um nicho menor, mas mais qualificado. Portanto, com mais potencial de converter o usuário em cliente.

Isso ajuda a ranquear melhor as suas páginas nos mecanismos de busca, iniciando um trabalho mais preciso na atração de clientes em potencial.

Invista em campanhas nas redes sociais

É inegável que as redes sociais têm enorme impacto em nossas vias, hoje em dia. Quer um exemplo? Só no Brasil, o Facebook concentra mais de 120 milhões de usuários.

Isso significa que existe uma possibilidade enorme de encontrar os seus futuros consumidores em busca de conteúdos de qualidade nas redes sociais.

Para isso, identifique quais delas o seu público-alvo mais se concentra e, em seguida, planeje uma produção consistente e relevante de conteúdos para atrair, engajar e aumentar as chances de ter novos leads para a sua empresa vender mais.

Utilize landing pages

Falamos sobre ela, anteriormente: são as páginas específicas que ajudam a orientar o usuário a realizar uma ação — como o cadastro de sua newsletter ou o download de um material gratuito.

No entanto, o seu enfoque deve estar atrelado aos objetivos de sua empresa, com o marketing digital, e o perfil de sua audiência. Isso aumenta as chances de engajamento e, consequentemente, o compartilhamento de dados pessoais para que o setor de vendas aborde-os futuramente.

Participe de eventos

Excelente — e tradicional — método para gerar leads: marque presença física em eventos do seu setor de atuação. Ótima maneira para fomentar o networking e se relacionar com clientes em potencial.

Para isso, existem diversas ações de marketing promocional que valorizam os seus esforços e permitem um importante equilíbrio entre ações digitais e presenciais.

Assim, a sua empresa constrói uma imagem de referência, independentemente de onde ela se apresente. Uma diversificação importante para que novos leads cheguem até você, e tanto o setor de marketing quanto os seus vendedores saibam, antecipadamente, como impactar o seu consumidor.

E então, deu para entender, definitivamente, o que são leads e quais são os meios mais relevantes para atraí-los e, assim, aumentar as vendas na sua empresa?

Para ficar por dentro de mais dicas sobre como alcançar o seu público-alvo e desenhar as melhores estratégias de marketing, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!

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