Entendendo o comportamento do consumidor

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“Não encontre clientes para o seu produto, encontre produtos para os seus clientes.” A frase, atribuída a Seth Godin, um dos maiores gurus do marketing da atualidade, diz muito sobre a necessidade de conhecer o comportamento do consumidor a fim de se destacar da concorrência.

Para oferecer seu produto ou serviço a um público específico, é preciso conhecer a fundo as demandas desse público, bem como suas preferências, urgências e dores. É preciso criar interesse e curiosidade sobre sua marca. E definir o perfil do cliente principal é prioridade para qualquer atividade de uma empresa.

E é interessante pontuar que esse conhecimento vai muito além de meramente descobrir faixa etária, sexo e região. Continue a leitura para entender melhor sobre a importância de mapear e entender o comportamento do consumidor.

O perfil do consumidor pós-internet

O perfil do consumidor mudou. Enquanto o consumidor “pré-internet e redes sociais” visitava as lojas em busca do melhor resultado da equação “preço e qualidade”, o consumidor de hoje quer  resolver e decidir em poucos cliques.

Informações como preço do produto, frete grátis e entrega passaram a ser cruciais. Assim, o consumidor, antes considerado cuidadoso e racional, agora é, de um modo geral, bem mais interativo e impulsivo.

Por isso, o empreendedor de hoje precisa estar um passo adiante para entender e atender as necessidades e prioridades de seu cliente. Um consumidor fiel pode se tornar um advogado da marca, um defensor leal e alguém que ajudará a difundir as qualidades dos produtos e serviços oferecidos.

E é o conhecimento do comportamento do consumidor que dá munição a uma empresa para que ela conquiste de vez seus clientes a ponto de contar com um batalhão de consumidores leais e satisfeitos.

Vantagens de conhecer o comportamento do consumidor

Um cliente feliz é a chave para o aumento das vendas e sucesso de uma empresa ou marca. E saber como deixar seu potencial cliente feliz é a primeira (senão, a principal vantagem de conhecê-lo melhor) vantagem de conhecê-lo bem.

Certamente, um cliente satisfeito tem muito mais chances de comprar ou solicitar seus serviços novamente, além de indicar para outras pessoas. E só é possível satisfazer o cliente se você entender o que o faz feliz.

Dessa forma, um mapeamento mais profundo, que capaz de abranger o perfil e o comportamento do consumidor, é tão importante quanto conhecer os motivos pelos quais ele adquire determinado produto.

É por meio do conhecimento do consumidor que é possível criar ações direcionadas a ele, como as de marketing promocional e merchandising, fidelizar e expandir seus negócios, de acordo com a demanda.

4 maneiras de mapear o comportamento do consumidor

Ações complementares facilitam a aquisição de dados sobre o comportamento do consumidor. Nenhuma é superior à outra, de modo que, juntas, essas 4 atitudes são capazes de gerar ótimos resultados. Confira a seguir:

1. Pesquisas de mercado

É fundamental conversar diretamente com o seu público-alvo. E ao fazer uma pesquisa de mercado, isso é possível, bem como a obtenção de dados que não seriam obtidos de nenhuma outra forma.

Entender o que seus consumidores pensam sobre sua marca ou produto e usar as informações para avaliar se eles estão satisfeitos é fundamental para garantir a fidelização ou, ainda, realizar ajustes que levarão à fidelização.

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Confira as vantagens de compreender o comportamento do consumidor

2. Redes sociais

Muito mais do que plataformas de divulgação, as redes sociais oferecem diversos dados úteis para quem quer conhecer mais sobre o público-alvo. O Facebook, por exemplo, por meio dos Insights, oferece informações valiosas sobre o perfil de quem visita a página.

As redes sociais possibilitam estreitamento de relacionamento junto a seus consumidores. Assim, elas não devem ser subestimadas como ferramenta de conhecimento do comportamento do consumidor.

Criar conteúdos que incentivem a interação é uma forma de movimentar as redes e levar seu cliente a participar mais. Por isso, invista em enquetes e pesquisas de mercado. Além de aumentar o engajamento, você ainda conhece o perfil e a opinião de quem consome ou se interessa por sua marca.

3. Coleta e interpretação de dados

Monitorar os dados do seu público, por meio da análise da audiência é uma forma eficiente de compreender o perfil do consumidor.

Seja por meio da fanpage no Facebook, em outras redes sociais ou pelo Google Analytics, você poderá ter acesso a informações mais completas sobre hábitos do seu público.

Páginas mais acessadas, tempo gasto no seu site e fluxo de navegação podem oferecer insights importantes sobre seu negócio.

4. Landing Pages

Páginas que contam com formulários que deverão ser preenchidos pelo público são chamadas de Landing Pages. Elas captam informações sobre seus clientes. A estratégia é oferecer conteúdos e materiais interessantes para os seus visitantes em troca de dados relevantes para você.

Cada landing page preenchida possibilita informações das pessoas que frequentam o seu site e pode obter informações valiosas sobre o seu cliente.

Conclusão

Assim, conhecer o comportamento do consumidor é uma forma eficaz de se destacar da concorrência e prever ações que poderão gerar ótimos resultados a médio e longo prazo. Com a internet, fica ainda mais fácil obter dados relevantes, que poderão revelar muito sobre o perfil e necessidades de seus clientes.

Basta criar um planejamento que seja capaz de abranger essas informações e transformá-las em estratégias para o seu negócio. Quer conhecer mais sobre ações de marketing promocional voltadas para a sua marca? Entre em contato com a Publiset!

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