Que as redes sociais invadiram as nossas rotinas, isso não deve ser novidade. Afinal de contas, só o Facebook soma quase 130 milhões de usuários mensais no Brasil! Portanto, são ferramentas indispensáveis para o crescimento da sua empresa, o que levanta, também, a necessidade de um gerenciamento de mídias sociais.
Isso porque o trabalho de inbound marketing contempla que você tenha sempre planejada a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo. Algo que perde a eficácia se você não tem os melhores profissionais, tecnologias e técnicas de marketing à sua disposição.
Portanto, para que você e os seus colaboradores possam ser agraciados com os melhores resultados em inbound marketing, preparamos este post que vai elencar a importância do gerenciamento de mídias sociais e apresentar algumas dicas para você acertar em cheio nas suas campanhas. Boa leitura!
O que é o gerenciamento de mídias sociais?
É toda a gestão que envolve o seu trabalho de inbound marketing nas redes sociais. Ou seja: nada de pensar que qualquer postagem, a qualquer hora ou dia, é o suficiente par gerar presença digital relevante para a sua marca.
Por isso, é fundamental reunir-se com a sua equipe para delegar os especialistas para cada tipo de função que vai envolver o planejamento da estratégia, além da programação elaboração de conteúdos, bem como o monitoramento de cada campanha. Isso explicaremos logo abaixo!
Como montar o gerenciamento de mídias sociais?
Comecemos do princípio: você já deve ter percebido que existem muitas redes sociais, atualmente, disputando a atenção dos usuários e, consequentemente, diversificando ainda mais o trabalho dos seus profissionais.
Afinal de contas, sua empresa deve marcar presença em boa parte das redes sociais — não sendo uma exigência que você esteja em todas elas —, mas é determinante que a sua marca esteja, justamente, nos mesmos canais que a sua persona tem o costume de utilizar.
Nada mais natural, se o intuito é estar sempre o mais próximo possível do seu consumidor, certo?
Além disso, é importante avaliar quais meios tornam as suas soluções mais atrativas. Por exemplo: o Instagram e o Pinterest são redes sociais exclusivamente visuais. Se você não consegue fazer uso desse tipo de canal, é evidente que o seu inbound marketing não vai se aprofundar em ambas as mídias.
Com isso, o seu gerenciamento de mídias sociais já teve início, bastando dar sequência ao trabalho com base nas seguintes etapas!
Tenha um objetivo definido
Você já sabe quem é o seu consumidor ideal e, também, quais redes sociais investir o tempo e esforços de sua equipe. Agora, falta perguntar-se: qual é o objetivo da empresa com isso?
Por meio do gerenciamento de mídias sociais, você tem um diversificado repertório de objetivos que podem render resultados igualmente distintos. Com isso, é importante saber o que você está em busca e qual é a jornada do seu cliente antes de postar qualquer tipo de conteúdo.
Alguns dos exemplos mais comuns de utilização desses canais de comunicação:
- Para divulgar a sua marca e/ou seus produtos ou serviços;
- Estabelecer um canal de comunicação e de relacionamento com clientes e consumidores em potencial;
- Concentrar, em um só lugar, uma comunidade para a sua base de clientes;
- Informar/entreter os usuários;
- Aumentar as vendas.
Para cada objetivo, perceba que você vai abordar e interagir de maneiras diferentes com o consumidor. Daí, a relevância em saber, exatamente, onde você deseja chegar com o gerenciamento de mídias sociais nas suas campanhas de inbound marketing.
O que (e quando) publicar nas redes sociais?
Seja para gerar leads, informar a sua persona ou desenvolver uma estratégia de vendas, é necessário alinhar um calendário de produção de conteúdos que fortaleçam o cumprimento desses objetivos.
Só que, além desses fatores, você pode manter a produtividade por meio de outros materiais que ajudem a aprimorar o engajamento dos usuários e reforçar a sua presença digital, como:
- Vídeos institucionais;
- Posts que celebrem datas comemorativas;
- Imagens e GIFs;
- Compartilhamento de notícias relevantes a respeito do seu setor de atuação;
- Eventos que a sua empresa vai participar.
Soma-se a isso uma frequência consolidada de conteúdos. Para o bom gerenciamento de mídias sociais, importa tanto a relevância das suas postagens quanto a periodicidade com a qual você posta nas redes sociais.
Cada rede social, inclusive, responde de uma maneira em relação à frequência de publicações. É importante diagnosticar, dentro das características de cada uma delas, para você manter a sua marca e conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Para tanto, faça experiências. Arrisque diferentes horários de postagem e dias, e verifique quais obtêm melhor performance até chegar a um roteiro padronizado. Além disso, muitas das redes sociais já têm relatórios a respeito dos horários em e duas que a sua persona mais utiliza os canais. Assim, você tem mais precisão para tornar as suas campanhas mais assertivas.
Por que fazer o monitoramento das redes sociais?
Como ocorre em outras etapas e técnicas do marketing digital, o monitoramento está entre os principais trunfos dessa estratégia porque ele permite:
- Ajustes em tempo real;
- Otimização do seu investimento;
- Resultados mais próximos do que o projetado.
Por meio do gerenciamento de mídias sociais, tudo está devidamente mapeado e os imprevistos ocorrem com menos frequência.
Sem falar na geração de oportunidades. Por exemplo: você pode interagir com notícias relacionadas a um evento que a sua empresa vai participar com base no monitoramento de palavras-chave relevantes para a sua marca.
Como resultado disso, é possível estabelecer um calendário editorial ainda mais completo e flexível para antecipar tendências e gerar mais leads.
Só que a importância do gerenciamento de mídias sociais não para por aí: por serem plataformas integradas, a sua estratégia de inbound marketing deve estar sempre alinhada com as outras ações planejadas. Por isso, para complementar tudo o que vimos por aqui gostaríamos de convidar você a entender, também, a importância do blog corporativo para os seus negócios!