A importância do blog corporativo para os seus negócios

Quando mencionamos a mudança no comportamento do consumidor, muitos empreendedores podem garantir estarem alinhados às novas tendências. Só que quantos desses, de fato, usam um blog corporativo para trabalhar com essa transformação nas relações entre as marcas e seus respectivos clientes?

Afinal de contas, a produção de conteúdo adquiriu um status de protagonista no inbound marketing. É por meio dela que as empresas geram presença digital, tornam-se referências e exploram qualitativamente o comportamento do público-alvo.

Mas, convenhamos: a importância do blog corporativo vai muito além disso. E, ao longo deste post, vamos mostrar para você os motivos pelos quais você deveria investir — ou reforçar — suas estratégias por meio de um blog!

Conteúdo é rei, no inbound marketing

A frase acima ganhou os holofotes de especialistas do marketing, há alguns anos. Isso porque o marketing digital faz uso constante da relevância dos conteúdos para alcançar, relacionar-se e construir uma ponte entre as empresas e os seus clientes em potencial.

Só que o trabalho de uma majestade não se resume a esquentar o assento do trono: um planejamento contínuo deve ser realizado para que o seu blog corporativo permaneça relevante.

Não à toa, sua equipe deve estar sempre atenta às tendências de marketing, ao perfil de sua persona e aos hábitos de navegação dela. Só assim, a sua empresa vai reinar, soberana, nos primeiros resultados de busca.

Sua marca em todo lugar com o blog corporativo

Versátil, multimídia e intuitivo, um blog corporativo tem tudo para agregar mais valor às suas campanhas de marketing, atrair mais leads e aumentar as vendas. E tudo isso porque o planejamento estratégico se traduz em múltiplos benefícios para a sua marca. Vamos ver alguns deles?

Aumenta a visibilidade da sua empresa

A mais óbvia e relevante das vantagens em ter um blog corporativo. O seu uso planejado coloca a sua empresa nos mecanismos de busca, nas redes sociais — e nas timelines dos seus usuários mais engajados — e, gradualmente, torna-se uma referência no seu ramo de atuação.

Isso agrega valor, aos olhos da concorrência e do mercado, mas também cai no gosto do público, que vai recordar da sua empresa, primeiro, diante de uma necessidade que os seus produtos ou serviços possam suprir.

Ação de impacto e acessível

Diferentemente do marketing tradicional, o inbound marketing não exige investimentos exorbitantes para anunciar a sua marca. No blog corporativo, a acessibilidade da internet torna isso tudo mais fácil e econômico para o seu orçamento.

Sem falar, é claro, no resultado promovido pelo uso dessa ferramenta. Seus conteúdos devem estar alinhados ao volume de pesquisas feita pela sua persona. Em médio prazo, você constrói uma base estrutural de marketing vitalícia — o que também difere, por exemplo, de um anúncio na TV ou no rádio.

Possibilidade de acompanhar as métricas

Se o marketing digital desponta diferenciado por facilitar o monitoramento de resultados — podendo ajustar as campanhas em tempo real para otimizar o desempenho delas —, o blog corporativo pega carona nesse atrativo e se torna mais um ativo valioso para o seu investimento.

Por exemplo: após analisar os últimos 3 meses de postagens, você descobre quais assuntos são relevantes, de fato, para a sua audiência, e quais podem ser menos focados. Isso se percebe pela taxa de cliques, nos posts, mas também pelo engajamento dos usuários com o conteúdo.

Não faltam índices, no marketing digital, para você acompanhar — sempre de acordo com os seus objetivos — e fazer valer cada centavo investido no blog corporativo e em outras ferramentas.

O blog corporativo é um canal de relacionamento e vendas

Você pode usar o blog como um canal de relacionamento, estimulando o engajamento do público, e também de vendas — já que é um ativo valiosíssimo para converter os leads em clientes.

Entra, aqui, novamente a importância em planejar, conhecer a sua persona e identificar os assuntos que podem ser associados às suas soluções. Assim, o blog corporativo se torna um dos principais canais para guiar os usuários através de toda a sua jornada do cliente, até a tomada de decisão.

Iniciando os trabalhos com o blog corporativo

Viu como um blog pode fazer toda a diferença para impulsionar a sua marca no meio digital? Agora, começar a render os resultados esperados exige disciplina, atenção e muita dedicação.

Comece identificando as melhores plataformas e domínios para hospedar o seu blog corporativo;

  • Invista em SEO (Search Engine Optimization) para entender os hábitos e comportamentos do seu público, alinhando-os às suas estratégias de inbound marketing, bem como o planejamento de conteúdos;
  • divulgue a novidade por meio do seu site, email marketing e redes sociais;
  • Lembre-se de otimizar o seu blog corporativo para ser acessível também em dispositivos móveis — afinal, 69% dos brasileiros já acessam a internet por meio dos seus celulares;
  • Crie o seu calendário editorial, diagnosticando uma frequência e volume de conteúdos que vão manter elevado o interesse de sua audiência — além, é claro, de apontar os principais assuntos abordados;
  • Automatize processos para que você consiga capturar mais leads e apontar os melhores conteúdos para cada etapa da jornada de compra em que eles estiverem;
  • Analise o blog corporativo de sua concorrência periodicamente. Um exercício que pode gerar excelentes insights para as suas próximas campanhas;
  • O visual é impactante. Por isso, diversifique os conteúdos, combinando texto, imagem e vídeo de maneira equilibrada.

Com essas dicas, o seu blog corporativo vai sair do papel e assumir forma e volume rapidamente. Foque, exclusivamente, em tudo aquilo que engaja-o para que o seu blog se torne um ponto de referência, no vasto mar do mundo digital, para mais e mais clientes em potencial.

Quer entender um pouco mais a respeito do assunto? Então, aproveite para entender também como a produção de conteúdo se tornou o segredo das grandes empresas!

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