Como melhorar vendas em 5 passos

Dentro do inbound marketing, é inegável que as suas ações têm que culminar em mais lucratividade e na relação qualitativa com o seu público-alvo. Para tanto, não basta saber atrair: é ainda mais relevante que você saiba como melhorar as vendas e, assim, trabalhar em novas estratégias.

A questão é: isso funciona de quais maneiras? Afinal de contas, empreendedores e os seus vendedores conhecem bem o processo, mas têm que se adaptar ao contexto digital do qual estamos inseridos.

Por isso, assim como o marketing não vende, por si só, o setor de vendas não obtém os mesmos resultados de 10, 15 anos atrás quando o marketing digital ainda não havia se consolidado plenamente no mercado.

Que tal acompanhar-nos ao longo desta leitura, então, e entender como melhorar as vendas em 5 passos?

O que considerar para melhorar o processo de vendas?

Toda equipe necessita de um trabalho contínuo de orientação, e os seus vendedores não são a exceção a essa regra. Por isso, considere 3 elementos-chave para garantir mais eficácia no aumento das vendas:

Por meio dessas características, você vai entender melhor como as nossas dicas se relacionam com elas — e veremos isso logo abaixo, confira!

Como melhorar as vendas em 5 passos?

1. Capacite a sua equipe

Comece alinhando os conhecimentos e habilidades dos seus colaboradores com o perfil do seu público-alvo e, em seguida, às suas soluções.

Por meio de treinamentos e o estímulo para que compareçam em eventos do setor — como palestras e workshops —, você garante que os profissionais reciclem, constantemente, tudo aquilo que entendem sobre vendas para aplicar essas tendências e novidades às suas abordagens, prospecções e negociações com os consumidores e clientes em potencial.

2. Trabalhe a motivação

Engajamento e motivação são palavras-chave para os especialistas de RH, atualmente. E sabe por quê? São ferramentas funcionais para aumentar a produtividade a partir da satisfação em trabalhar, simplesmente.

Só que, para isso, você deve estar à frente de mudanças que ajudem na manutenção desse nível de satisfação. O que você faz para desenvolver, auxiliar e agregar à vida dos seus vendedores?

Saber como usar isso em seu benefício torna-os mais fiéis à marca que representam e, consequentemente, ensinam você como melhorar as vendas só com um estímulo motivacional.

3. Aprenda a gerar e nutrir os leads

No inbound marketing, muito se fala em gerar e nutris os leads. E o que isso significa? Os leads são os usuários que começaram a compartilhar os seus dados com a sua empresa, ao longo da sua jornada de compra, ajudando a municiar os vendedores com informações específicas a respeito desse cliente em potencial.

Por isso, é importante colocar em prática as ações de marketing digital para que, com o tempo, você acumule mais leads para serem abordados. E, principalmente, que os seus vendedores entendam a relevância desse processo, alinhando-se também a essas estratégias para valorizar os resultados.

Só que isso exige uma revolução no fluxo de trabalho, que é o ponto seguinte da nossa lista para você aprender como melhorar as vendas!

4. Integre as equipes de marketing e vendas

Não há argumento que contradiga o valor dessa ação: a integração entre ambos os setores é determinante para que você entenda como melhorar as vendas, definitivamente, com o auxílio do inbound marketing.

Pois foi como apontamos no tópico anterior: o marketing colhe as informações e, em seguida, os vendedores usam os dados coletados em benefício do aumento de vendas.

Tem que perceber, ainda, que esse caminho também é inverso: por meio de reuniões periódicas, os vendedores devem dar ao setor de marketing um feedback de como funcionaram essas informações.

Dessa maneira, é possível construir uma estratégia mais e mais afunilada para impactar, em cheio, o consumidor em potencial independentemente da etapa em que ele se encontre da sua jornada.

A seguir, algumas dicas para que essa integração não seja um desafio na sua empresa:

  • Definam o perfil ideal do cliente em conjunto;
  • Tenham um diálogo muito bem definido para que, periodicamente, as estratégias sejam monitoradas e discutidas;
  • Avaliem os dados em equipe. Por mais que um setor possa considerar um elemento como o correto, é na base do diálogo que isso pode fluir melhor e, assim, mostrar o caminho ideal sobre como melhorar as vendas.

Além disso, lembre-se que ambos os lados devem ceder e comprometer-se para que o fluxo de trabalho, as metas e os objetivos sejam iguais para todos. Isso contribui, ativamente, para alcançar os resultados projetados com o menor número possível de imprevistos.

5. Construa e mantenha um bom relacionamento interno

Comece com o seguinte: mapeie todo o fluxo de vendas, da prospecção ao pós-venda. Em seguida, avalie quais vendedores têm as características que melhor se associem a essas etapas para segmentar efetivamente as melhores ações para cada etapa da jornada de compra.

E, por fim, estabeleça um nível harmonioso no ambiente de trabalho. Assim como a motivação é essencial para você saber como melhorar as vendas, o clima colaborativo é complementar para garantir que toda a empresa está voltada para a mesma direção, focada nos mesmos resultados.

Assim, é importante estimular a competitividade, mas com boa dose de liderança, da sua parte, para garantir que a disputa permaneça sadia, leal e que valorize todos os envolvidos.

Quando iniciar as mudanças?

Simples: hoje mesmo! Gerar valor para o seu consumidor é uma ação que independe do tempo ideal. E, com base nas dicas vistas neste artigo, você deve ter percebido que elas são imediatas e em curto prazo.

Portanto, saber como melhorar as vendas, você já sabe. Agora, fica ao seu critério descobrir quando aplicá-la no dia a dia da sua empresa! E, para complementar o que vimos ao longo deste artigo, aproveite para conferir quais são os principais indicadores de vendas que você deve ficar de olho para obter, continuamente, os melhores resultados!

Deixe uma resposta