Como melhorar vendas em 5 passos

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Dentro do inbound marketing, é inegável que as suas ações têm que culminar em mais lucratividade e na relação qualitativa com o seu público-alvo. Para tanto, não basta saber atrair: é ainda mais relevante que você saiba como melhorar as vendas e, assim, trabalhar em novas estratégias.

A questão é: isso funciona de quais maneiras? Afinal de contas, empreendedores e os seus vendedores conhecem bem o processo, mas têm que se adaptar ao contexto digital do qual estamos inseridos.

Por isso, assim como o marketing não vende, por si só, o setor de vendas não obtém os mesmos resultados de 10, 15 anos atrás quando o marketing digital ainda não havia se consolidado plenamente no mercado.

Que tal acompanhar-nos ao longo desta leitura, então, e entender como melhorar as vendas em 5 passos?

O que considerar para melhorar o processo de vendas?

Toda equipe necessita de um trabalho contínuo de orientação, e os seus vendedores não são a exceção a essa regra. Por isso, considere 3 elementos-chave para garantir mais eficácia no aumento das vendas:

Por meio dessas características, você vai entender melhor como as nossas dicas se relacionam com elas — e veremos isso logo abaixo, confira!

Como melhorar as vendas em 5 passos?

1. Capacite a sua equipe

Comece alinhando os conhecimentos e habilidades dos seus colaboradores com o perfil do seu público-alvo e, em seguida, às suas soluções.

Por meio de treinamentos e o estímulo para que compareçam em eventos do setor — como palestras e workshops —, você garante que os profissionais reciclem, constantemente, tudo aquilo que entendem sobre vendas para aplicar essas tendências e novidades às suas abordagens, prospecções e negociações com os consumidores e clientes em potencial.

2. Trabalhe a motivação

Engajamento e motivação são palavras-chave para os especialistas de RH, atualmente. E sabe por quê? São ferramentas funcionais para aumentar a produtividade a partir da satisfação em trabalhar, simplesmente.

Só que, para isso, você deve estar à frente de mudanças que ajudem na manutenção desse nível de satisfação. O que você faz para desenvolver, auxiliar e agregar à vida dos seus vendedores?

Saber como usar isso em seu benefício torna-os mais fiéis à marca que representam e, consequentemente, ensinam você como melhorar as vendas só com um estímulo motivacional.

3. Aprenda a gerar e nutrir os leads

No inbound marketing, muito se fala em gerar e nutris os leads. E o que isso significa? Os leads são os usuários que começaram a compartilhar os seus dados com a sua empresa, ao longo da sua jornada de compra, ajudando a municiar os vendedores com informações específicas a respeito desse cliente em potencial.

Por isso, é importante colocar em prática as ações de marketing digital para que, com o tempo, você acumule mais leads para serem abordados. E, principalmente, que os seus vendedores entendam a relevância desse processo, alinhando-se também a essas estratégias para valorizar os resultados.

Só que isso exige uma revolução no fluxo de trabalho, que é o ponto seguinte da nossa lista para você aprender como melhorar as vendas!

4. Integre as equipes de marketing e vendas

Não há argumento que contradiga o valor dessa ação: a integração entre ambos os setores é determinante para que você entenda como melhorar as vendas, definitivamente, com o auxílio do inbound marketing.

Pois foi como apontamos no tópico anterior: o marketing colhe as informações e, em seguida, os vendedores usam os dados coletados em benefício do aumento de vendas.

Tem que perceber, ainda, que esse caminho também é inverso: por meio de reuniões periódicas, os vendedores devem dar ao setor de marketing um feedback de como funcionaram essas informações.

Dessa maneira, é possível construir uma estratégia mais e mais afunilada para impactar, em cheio, o consumidor em potencial independentemente da etapa em que ele se encontre da sua jornada.

A seguir, algumas dicas para que essa integração não seja um desafio na sua empresa:

  • Definam o perfil ideal do cliente em conjunto;
  • Tenham um diálogo muito bem definido para que, periodicamente, as estratégias sejam monitoradas e discutidas;
  • Avaliem os dados em equipe. Por mais que um setor possa considerar um elemento como o correto, é na base do diálogo que isso pode fluir melhor e, assim, mostrar o caminho ideal sobre como melhorar as vendas.

Além disso, lembre-se que ambos os lados devem ceder e comprometer-se para que o fluxo de trabalho, as metas e os objetivos sejam iguais para todos. Isso contribui, ativamente, para alcançar os resultados projetados com o menor número possível de imprevistos.

5. Construa e mantenha um bom relacionamento interno

Comece com o seguinte: mapeie todo o fluxo de vendas, da prospecção ao pós-venda. Em seguida, avalie quais vendedores têm as características que melhor se associem a essas etapas para segmentar efetivamente as melhores ações para cada etapa da jornada de compra.

E, por fim, estabeleça um nível harmonioso no ambiente de trabalho. Assim como a motivação é essencial para você saber como melhorar as vendas, o clima colaborativo é complementar para garantir que toda a empresa está voltada para a mesma direção, focada nos mesmos resultados.

Assim, é importante estimular a competitividade, mas com boa dose de liderança, da sua parte, para garantir que a disputa permaneça sadia, leal e que valorize todos os envolvidos.

Quando iniciar as mudanças?

Simples: hoje mesmo! Gerar valor para o seu consumidor é uma ação que independe do tempo ideal. E, com base nas dicas vistas neste artigo, você deve ter percebido que elas são imediatas e em curto prazo.

Portanto, saber como melhorar as vendas, você já sabe. Agora, fica ao seu critério descobrir quando aplicá-la no dia a dia da sua empresa! E, para complementar o que vimos ao longo deste artigo, aproveite para conferir quais são os principais indicadores de vendas que você deve ficar de olho para obter, continuamente, os melhores resultados!

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