Como gerar leads e vender mais

Só de ter chegado até esta página, podemos concluir que você já ouviu falar a respeito do inbound marketing e que ele pode ser o grande diferencial sobre como gerar leads, na sua empresa, e vender mais, certo?

Porém, é muito comum que o encantamento pelos benefícios dessa estratégia nublem a percepção e, com isso, muitos setores de marketing ficam à deriva, sem saber por onde começar esse trabalho de atração de clientes em potencial.

É aí que entram as valiosas dicas que reunimos neste post! Siga com esta leitura, e descubra como gerar leads, relacionar-se com eles e desenhar as melhores estratégias para encantar a sua persona!

O que é lead?

Partido do princípio, o inbound marketing trabalha especificamente para atrair leads, que nada mais são do que os verdadeiros clientes em potencial que acessam os seus conteúdos e se relacionam com a sua marca.

Logo, o lead surge exatamente quando ele deixa de ser um tráfego anônimo nas suas páginas. É o momento de utilizar as melhores estratégias sobre como gerar leads e, assim, obter os dados pessoais desses usuários para que a sua equipe possa elaborar a melhor ação de engajamento e, por fim, conversão em vendas.

O que nos leva, agora, às melhores campanhas para isso!

Como gerar leads?

Para quem tem como principal objetivo, no inbound marketing, o aumento exponencial de vendas, é fundamental saber como gerar leads e trabalhar cada um deles ao longo de suas respectivas jornadas de compra.

Para ajudar, abaixo você pode conferir as principais ações nesse sentido. Confira!

Ofereça informação

Pode não parecer novidade alguma para quem já trabalha com o marketing digital — já que o inbound marketing, por exemplo, é pautado exclusivamente nisso —, mas muitos se esquecem de usar os seus conteúdos estrategicamente, tornando-se uma simples fonte de conhecimento.

Ou, ainda, você opta por usar os seus produtos ou serviços em todos os conteúdos. Dessa maneira, você pode estar precipitando-se em levar o seu cliente à decisão de compra, uma vez que ele sequer está ciente de que tem um problema pela frente.

Portanto, para você aprender como gerar leads com os seus conteúdos, comece por mapear o funil de vendas e em estabelecer as abordagens específicas para cada um deles, atraindo, de fato, consumidores em potencial para o seu negócio em suas respectivas etapas da jornada de compra.

Proponha uma estratégia diversificada e adequada ao seu negócio

Lembre-se que, ainda que as tendências em inbound marketing surjam a todo instante, nem todas funcionam para a sua estratégia. Identifique os diferenciais, os recursos disponíveis e se cada um deles está adaptado às suas necessidades e objetivos.

Do contrário, você não está propondo uma estratégia personalizada para nutrir o seu lead, mas seguindo as tendências cegamente — o que não vai diferenciar em nada você e a sua concorrência.

Não se esqueça do seu blog

O blog, para muitos usuários, vai ser a porta de entrada para o seu negócio. Um cartão de visitas do século 21, por assim dizer. Por isso, além das dicas citadas acima, use-o para apresentar o tom de voz da sua marca, gerar familiarização com a sua audiência e mostrar que você é autoridade no assunto.

Dessa maneira, com o tempo você vai gerar presença digital de qualidade, relacionar-se com o seu público-alvo e ter conteúdos muito bem alinhados com a jornada de compra do seu consumidor ideal.

Produza e-books

E-books são materiais mais extensos e completos a respeito de temas que são de grande valia para o seu consumidor em potencial. Uma excelente maneira de aprimorar na arte de aprender como gerar leads.

Sem falar que contribui ativamente para aumentar a percepção da sua marca e também a sua presença digital.

Elabore infográficos

Ao aprender como gerar leads, você compreende que deve cumprir etapas e direcionar, de maneira orgânica, o usuário a realizar ações que permitam a ele avançar na sua jornada de compra.

E, nesse sentido, materiais gratuitos, para a sua audiência baixar, são fundamentais! Além do e-book, o infográfico é um tipo de conteúdo gráfico, com informações rápidas, objetivas e relevantes.

Quer saber como gerar leads com o infográfico? Basta disponibilizá-lo em uma landins page e solicitar alguns dados do usuário para ele recebê-lo gratuitamente na sua caixa de e-mail. Assim, você já tem acesso às ações mais personalizadas para esse lead em particular.

Realize webinars

Outra maneira de se aproximar da sua audiência é por meio de webinars — similares a uma palestra ou seminário — on-line (ao vivo ou previamente gravados) para aprofundar nos conteúdos, tirar as dúvidas e interagir com os usuários, gerando empatia e identificação com eles.

Valorize o seu CTA

Abreviatura de Call to Action, o CTA é exatamente o desfecho da sua estratégia para gerar leads e vender mais. Afinal de contas, esse botão tem como principal finalidade o direcionamento do usuário para uma ação desejada. Daí, a tradução do seu nome (chamada para uma ação, em tradução livre).

Inclusive, temos um post exclusivamente produzido para você acertar em cheio na elaboração do seu CTA. Aproveite para dar uma olhada, depois, clicando aqui!

O que mais fazer para aprimorar a atração de leads?

Além das táticas que compreendem o repertório de ações do inbound marketing, você pode considerar, ainda, algumas questões fundamentais para garantir que você sabe como gerar leads. Veja só:

coloque-se no lugar da sua persona. Entenda que cada conteúdo deve responder a uma pergunta primordial;

  • Leve a sério o nome “material rico” — que são as landing pages, e-books e infográficos, entre outros materiais para download. Esse é o momento em que o lead aceitou compartilhar os seus dados com a sua empresa. Retribua a confiança e surpreenda o seu cliente em potencial;
  • Seja simples nos formulários para receber os dados dos usuários. Objetividade é tudo para convencê-lo a preencher com os seus dados;
  • Lembre-se que você deve produzir conteúdos para todas as etapas do funil de vendas;
  • Monitore, constantemente, o desempenho de todas as suas campanhas. Não há termômetro melhor para identificar as ações relevantes e o que pode ser repensado.

Viu como gerar leads pode ser uma tarefa extensa, mas com elevado potencial para alcançar, definitivamente, o seu público-alvo?

Vale destacar que essa ação é apenas uma parte do todo que compreende o marketing digital. Por isso, caso queira saber mais a respeito de todo o processo, dê uma conferida também em nosso artigo com tudo sobre o inbound marketing!

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