Régua de relacionamento, a chave para o sucesso

Consumidores têm engajado cada vez mais com as empresas das quais eles usufruem dos seus serviços e/ou produtos. Portanto, é fundamental saber como construir e manter uma boa relação com eles, o que evidencia a necessidade de planejar o uso da régua de relacionamento com o cliente.

Isso ajuda a estabelecer estratégias que aproximem a sua marca — e suas soluções — do cliente e do consumidor em potencial. O que, por consequência, contribui com o aumento de vendas e da sua lucratividade.

Para que você não sinta apenas o gostinho desses benefícios, convidamos a seguir com esta leitura. Assim, você vai compreender a relevância da régua de relacionamento e saber como aplicá-la no seu dia a dia!

O que é a régua de relacionamento?

Você já deve ter feito um amplo estudo a respeito da sua persona, certo? Pois a régua de relacionamento pode ser considerada uma etapa seguinte, que consiste no mapeamento de toda a comunicação da sua empresa com esse perfil de clientes e prospectos.

Ou seja: das abordagens iniciais às ações de pós-venda, você aprende como fazer um acompanhamento dos clientes em todas as etapas de sua jornada de compra.

Quais as vantagens em estabelecer o uso dessa ferramenta?

Mais controle e precisão no monitoramento de ações tendem a ser as consequências mais evidentes em usar a régua de relacionamento, mas vale destacar outros benefícios dessa prática, como:

  • Facilita a prospecção de clientes, já que sua empresa entende melhor as necessidades do consumidor em potencial e, com isso, alinha pontualmente as melhores alternativas;
  • Gestão de custos — especialmente, no CAC (sigla para Custo de Aquisição de Cliente), pois você vai diagnosticar mais assertividade na aproximação e na conversão de usuários em clientes, reduzindo esse custo continuamente;
  • Organização do seu fluxo de trabalho, já que o mapeamento vai permitir o desenho de toda a estrutura de ações para o seu negócio, agilizando a tomada de decisão e reduzindo, assim, riscos e imprevistos;
  • Integração de áreas, como o marketing e vendas, que se beneficiam dessa ação conjunta para impactar e interagir com o público-alvo (um dos grandes diferenciais do inbound marketing, inclusive);
  • Recuperação de clientes, pois a régua de relacionamento pode ser usada para impactar quem não compra há tempos com você — seja por meio de soluções de CRM, automação de marketing e também com o e-mail marketing, entre outras soluções.

É importante destacar, ainda, que o aumento de vendas é uma natural consequência da eficácia desse processo. Afinal de contas, quando mais você souber quem é o seu consumidor ideal, mais as suas ações vão ser direcionadas para impactá-lo.

Sem falar na evolução da experiência de compra. Esse instrumento potencializa as suas estratégias e agrega mais valor às pesquisas e compras do seu consumidor.

O resultado imediato disso é a melhor forma de marketing: a indicação da sua empresa por meio de terceiros. Ou seja: custo zero para a aquisição de novos clientes e uma percepção de marca ainda maior no seu setor de atuação.

Como iniciar a sua régua de relacionamento?

Dentro de cada aspecto da comunicação de sua empresa, uma solução é melhor considerada. A seguir, vamos avaliar as principais delas!

Marketing e vendas

Com o uso do inbound marketing, você estabelece a produção de conteúdos ricos e direcionados ao interesse do seu público-alvo.

Além disso, você pode considerar o acompanhamento ao longo o funil de vendas dos clientes, seja com:

  • Blog posts;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Landing pages;
  • Materiais ricos — como e-books ou infográficos;
  • E-mail marketing.

Consequentemente, o setor de vendas vai se beneficiar das informações obtidas pelo marketing, usando-as para a abordagem ideal no momento certo, e com a mensagem alinhada ao perfil daquele consumidor.

Só que não para por aí. Entendendo todo o processo de compra do cliente, você entende quando enviar uma mensagem para sanar dúvidas, apresentar novos conteúdos e, até mesmo, encaminhar propostas de negócios.

Automação de ações

Tem que considerar, também, que dentro do processo de compra de um consumidor, você pode acompanhar as eventuais etapas que esse indivíduo vai se deparar. E tudo isso de maneira automatizada.

Quer um exemplo? Digamos que um usuário chegou até a sua solução on-line. Com isso, você pode estabelecer o seguinte processo para ampará-lo ao longo de toda essa jornada:

  • Envio de e-mail de boas vindas, explicando todo o processo que ele deve seguir para usufruir de sua solução;
  • Após uma ou duas semanas, você pode enviar uma nova mensagem, agora perguntando como está a experiência dele. Possivelmente, sendo uma boa hora para obter feedbacks rápidos até o momento;
  • Após um mês, é comum que o profissional que efetuou a venda entre em contato e busque sanar eventuais dúvidas, além de trabalhar na realização de um feedback mais aprofundado e personalizado;
  • Entre três e seis meses depois, sua empresa pode oferecer uma condição especial para a aquisição de uma solução complementar, por exemplo, ou para que ele renove a sua assinatura com a empresa.

Perceba que esse trabalho já se inicia com a venda efetuada, mas você pode expandi-la para ações que vão desde os primeiros estágios da jornada de compra — antes mesmo, portanto, de o cliente ser um lead.

Dessa maneira, a régua de relacionamento é, justamente, uma ferramenta que facilita a visualização linear de todo o processo de compra do consumidor em potencial. E de fidelização de clientes.

Como qualificar ainda mais as ações de inbound marketing?

Você já deve ter compreendido que a régua de relacionamento, por si só, auxilia a sua empresa a identificar alguns pontos para aprimorar a relação com os clientes. Só que ela precisa ser complementar a uma estratégia maior, mais robusta.

E é aí que o inbound marketing se torna uma das mais eficazes soluções para que você impacte o público em todas as etapas da jornada de compra — o que potencializa também, por consequência, o sucesso da sua régua de relacionamento.

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