As campanhas publicitárias para as vendas de natal de 2021, bem como as demais campanhas de final de ano sempre se mostraram grandes desafios para as empresas, afinal, aumentar as vendas e se destacar no mercado, conquistando o público e transformando fãs em consumidores fiéis, nunca foi tarefa fácil.
Agora com a atenção pulverizada de todos, toda ação ou movimento para se destacar nessa data tão concorrida (e lucrativa) exige um esforço a mais.
Escolher a mídia certa para veicular conteúdos e peças de comunicação exige profundo conhecimento de profissionais de mídia. Criadores e gestores de marca durante todas as etapas da estratégia desenvolvida.
Campanhas mal elaboradas podem se transformar rapidamente em sinônimo de desperdício de dinheiro.
Mídia off-line: maior alcance, maior conexão
Segundo Adriano Oliveira, sócio e head de atendimento da Publiset. Os canais off-line, como a televisão e o rádio, oferecem ótimas possibilidades para as vendas de Natal em 2021. Aliás, conversam com o maior percentual de consumidores no país.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019 (ano da última pesquisa) mostram que:
- 96,3% dos lares brasileiros têm ao menos um aparelho de televisão.
- O que não deixa dúvidas de que essa mídia tão tradicional oferece infinitas possibilidades de um merchandising de resultados, além de alcançar pessoas de todos os perfis.
A Publiset é uma empresa especializada em comunicação, marketing, veiculação, planejamento estratégico, criação, performance de mídia off-line, auditoria de resultados, leitura apurada de dados e uso de inteligência artificial, “Como nenhuma companhia quer ver seus investimentos serem desperdiçados, o apoio de especialistas é uma questão de sobrevivência”, explica Oliveira (https://publiset.com.br/estrategias-de-midia-faca-a-coisa-certa/).
E só é possível se obter uma conexão mais próxima ao se contar histórias memoráveis, emocionar, criar vínculos, lançar tendências, divertir e aí sim, criar laços com os telespectadores que consomem seus anúncios na TV.
De acordo com o head de atendimento da Publiset, só se cria essa conexão ao conhecer o comportamento do consumidor (horário que ele assiste à televisão a aos seus programas prediletos, quando e por qual motivo ele muda de canal, o que o emociona, qual conteúdo ele compartilha com os amigos e a família, quais fatores influenciam suas decisões de compras via TV, quem dá a palavra final nas despesas do lar, entre outras informações), além das peculiaridades de cada veículo de comunicação offline (https://publiset.com.br/tv-aberta-para-seu-negocio/).
Análise minuciosa e precisa.
“E esses dados tão preciosos são as ferramentas de trabalho dos especialistas da Publiset. É por meio da coleta de informação bem fundamentada, uso de dados e de inteligência artificial que analisamos e planejamos ações focadas em fazer o investimento de cada marca valer a pena”, enfatiza ele.
O monitoramento atento nas ações da concorrência off-line e novidades do mercado de mídia é fundamental. Portanto, não basta entender o comportamento do consumidor para saber quais estratégias de mídia na TV funcionam melhor.
Hoje, por meio de inteligência artificial em anúncios, é possível monitorar, reconhecer e analisar, em tempo real, comerciais veiculados em TV e rádio. Além de identificar momentos relevantes em eventos esportivos, mudanças climáticas, condições de trânsito e variações do mercado financeiro.
Todos esses momentos e variações repentinas podem ser utilizados como gatilhos na plataforma para impulsionar os anúncios online de seus clientes simultaneamente com o que está acontecendo na TV ou mesmo ao evento que está acontecendo (https://publiset.com.br/publicidade-na-tv-forca-e-eficiencia/).
Dessa forma, a oferta acontece no momento de maior influência de compra para o consumidor.
“Como alinhamos todas as pontas, sabemos como ajudar o cliente a fazer a melhor escolha, otimizar os recursos da companhia e, consequentemente, colocar no ar estratégias para unir os canais on e off-line, ampliar o alcance da campanha e vender mais no final do ano”, finaliza Oliveira.
Desenvolver ou não ações de marketing off-line e online de uma maneira mais estruturada. Aliás, pode significar mais do que aproveitar oportunidades, às vezes pode até mesmo comprometer a sobrevivência de empresas.