Mídia off-line: Maior alcance e credibilidade.

Mídia off-line: Maior alcance e credibilidade.

A propaganda é a alma do negócio. Essa frase antiga continua bastante atual. Embora, nos dias de hoje, as estratégias de divulgação de empresas e serviços possam contar com inúmeras ferramentas e dados para análises específicas e pontuais. Investir em campanhas publicitárias na TV, no rádio e em outras mídias mais tradicionais tem muito peso e resultado, a única diferença é que muitos chamam essas mídias de Marketing off-line.

Definindo o Marketing off-line.

Podemos explicar o Marketing off-line, que também pode ser chamado de publicidade off-line, como todas as ações de divulgação de marcas, produtos ou serviços que não estão dentro do universo digital, ou seja: comerciais de TV (aberta ou fechada, incluindo ações de merchandising), que são os que têm maior alcance, ou ainda comerciais de rádio, anúncios em revistas ou jornais impressos, outdoors e outras mídias OOH, entre outras. Como podemos notar, são as divulgações que se utilizam de mídias tradicionais para propagar seus serviços e produtos.

Alcance e público impactado.

A divulgação de sua marca nas plataformas off-line pode alcançar milhares de telespectadores e, com o planejamento correto, é possível atingir exatamente seu público-alvo desejado.

Vantagens da publicidade off-line.

Podemos destacar duas das maiores vantagens que tornam as atividades de publicidade off-line (principalmente anúncios na TV) uma opção certeira para expansão e sucesso em diversos tipos de negócios e em diferentes segmentos.

1- Maior alcance. Como já comentado, o alcance da mídia off-line é enorme, mesmo com a presença da internet, no Brasil, encontramos muitas pessoas sem acesso, ou ainda um público mais velho e que não tem familiaridade com os meios digitais. Portanto, esse significativo público só tem contato com novos produtos, serviços ou empresas através de comerciais de TV, rádio ou anúncios de jornais. Nesse caso, as campanhas nas mídias off-line se tornam imprescindíveis. E quando se trata do alcance do público mais adepto aos meios digitais, podemos notar o quanto as propagandas na TV e outros canais off complementam e geram engajamento dos anúncios on-line, criando uma grande conexão entre plataformas.

2- Credibilidade em primeiro lugar. No mundo atual, as fake news estão cada vez mais presentes, por isso as pessoas muitas vezes desconfiam do que leem na internet, duvidam e questionam qual a fonte e se a marca nova em questão realmente é idônea. Nesse aspecto, os canais de comunicação tradicionais transmitem mais credibilidade. Ou seja, estar em veículos onde seu público confia é de vital importância. Podemos dizer que esse fator é relevante, principalmente se levarmos em conta que as campanhas nas mídias off-line são uma das principais ferramentas de fortalecimento da marca. Também podemos destacar que o relacionamento criado junto ao público desse tipo de veículos é bem maior, o que possibilita que se descubram as dores e as necessidades dele, muitas vezes algumas que não tínhamos imaginado.

Mas como usar as mídias off-line da melhor maneira? Qualquer ação ou estratégia realizada pelas empresas deve ter um objetivo bem definido. Portanto, para obter sucesso em uma campanha, também devemos ter isso bem claro. Uma apurada e correta definição de objetivos nos ajuda a definir esforços, montar equipes e identificar possíveis gargalos que possam aparecer durante a execução. No final, também ficará mais claro visualizar o retorno do investimento feito.

De olho nos resultados.

Campanha no ar, hora de analisar se elas estão gerando retorno positivo. Afinal, depois de tanto planejamento e investimento, o que esperamos é um grande resultado. Hoje é possível acompanhar as veiculações de todas suas campanhas e também as de seus concorrentes na TV e no rádio. Temos como medir o ranking de investimentos além do mapeamento da concorrência. Essa análise de quais canais e estratégias estão sendo usadas pelos concorrentes é fundamental para se manter competitivo no mercado. E a Publiset pode ajudar muito nessa etapa, através da coleta de informação bem fundamentada, do uso de dados e de inteligência artificial.

É feita uma análise do planejamento de ações focadas em fazer o investimento de cada cliente valer a pena. A Publiset (https://publiset.com.br/ferias-e-campanhas/) sabe como ajudar o cliente a fazer a melhor escolha e otimizar os recursos da campanha. Temos como fornecer o acesso em tempo real às principais informações de performance enquanto o anúncio é veiculado na TV ou no rádio. Além disso, é possível coletar dados de momentos específicos, transmissões que estão ocorrendo ao vivo no canal do YouTube (e que podem impactar na repercussão), cliques nas redes sociais no momento exato da exibição e o clima em determinada região. Não é preciso usar apenas uma estratégia no planejamento de mídia para divulgar produtos ou serviços, muitas vezes o pulo do gato está em combinar diferentes tipos de ações, o que chamamos de tráfego holístico, mas pode ter certeza de uma coisa, anunciar na TV continua a ser uma das mais poderosas e relevantes estratégias de marketing em 2022. Conheça mais sobre como a Publiset pode te ajudar em https://www.linkedin.com/company/publiset-comunicacao/.

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