5 benefícios do marketing promocional

marketing promocional

Promover a marca e tornar os produtos e serviços conhecidos ao público-alvo são objetivos óbvios de toda empresa. E frequentemente as empresas recorrem ao marketing promocional para alcançar resultados positivos.

E se engana quem pensa que o marketing promocional vive apenas de descontos e sorteios. As possibilidades de ações são infinitas e as decisões quanto às estratégias adotadas vão depender de muitas variáveis.

Quer entender melhor como funciona o marketing promocional e conhecer os 5 principais benefícios desse conjunto de ações? Basta continuar a leitura!

Definição de marketing promocional

De acordo com a Associação de Marketing Promocional – AMPRO, marketing promocional pode ser definido como o conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo.

As ações de marketing promocional permitem que uma empresa ressalte seus valores e torne-se mais próxima de seu público. Abaixo, listamos algumas ações mais comuns:

Campanhas de produtos e serviços

Degustação de produtos em supermercados, distribuição de amostras grátis e materiais de divulgação são as principais campanhas que objetivam apresentar a marca e ampliar sua popularidade.

Brindes

Se a intenção for aumentar a conexão com o cliente, a uma boa ideia é oferecer brindes, de preferência customizados. Além de brindes mais comuns, como chaveiros, copos, canetas e adesivos, vale a pena investir em opções diferenciadas que tenham a ver com o seu nicho, a fim de marcar o consumidor e ser sempre lembrado por ele.

Sorteios e concursos culturais

Para engajar o consumidor e movimentar as redes sociais, concursos culturais e sorteios são alternativas que costumam gerar bons resultados.

Além de fortalecer a marca, alguns sorteios e concursos são responsáveis por alavancar as vendas, especialmente se atrelados a condições de acúmulo de cupons, por exemplo.

Ofertas

Liquidações e descontos são as ações mais conhecidas de marketing promocional. Elas costumam ser efetivas, especialmente para liquidar estoque. Além disso, elas também são ideais para aproximar e fidelizar o público.

Eventos promocionais

Se você quer se aproximar do seu público e promover para ele experiências positivas ao vivo, os eventos são ideais. Seja em ações próprias da marca, seja em feiras, shows e etc., faz parte do marketing promocional proporcionar momentos que farão a diferença na vida do público-alvo.  

As vantagens estratégicas que o marketing promocional oferece

Por ser muito abrangente, o marketing promocional pode oferecer diferentes vantagens competitivas a uma marca ou empresa. É importante conhecer o target, definir os objetivos e traçar as metas antes de investir nas ações.

Em termos gerais, entretanto, os cinco principais benefícios do marketing promocional podem ser:

1.Clientes fidelizados

Mais importante e estratégico do que conseguir novos clientes é fidelizar os antigos. Eles custam menos para a empresa e podem ser excelentes advogados da marca.

Ações personalizadas, atendimento acolhedor e priorização de uma relação de confiança com o público devem estar no dia a dia de uma empresa que foca em fidelização. Quando esses três passos são estabelecidos, a lealdade do comprador é consequência.

Procure contar com um banco de dados atualizado com informações relevantes sobre o perfil dos consumidores e, dependendo da estratégia, cogite criar meios de fidelização, como um programa de fidelidade, por exemplo.

marketing promocional
Listamos os principais benefícios e ações de marketing promocional. Confira!

2. Engajamento

Além de fidelizar, o marketing promocional é capaz de engajar os consumidores. Mais uma vez, o relacionamento genuíno com os clientes facilita o direcionamento das próximas ações e a mensuração das reações.

As redes sociais são plataformas poderosas nesse aspecto. Uma página movimentada faz com que o público se sinta à vontade para realizar críticas, elogios e compartilhamentos sobre ações e inovações da marca

3. Prospecção de novos clientes

São as ações promocionais segmentadas que costumam trazer os novos clientes. A ideia é fazer parte da vida dos consumidores, não apenas vender.

Então, proporcione incentivos que aproximem os consumidores da marca e ofereçam a eles, por exemplo, a possibilidade de experimentar o produto ou serviço.

4. Mais tráfego

Assim como uma simples ação e oferta pode aumentar a circulação em uma loja, uma campanha no site ou nas redes sociais é capaz de aumentar o tráfego.

Obviamente, quanto mais pessoas interessadas em sua empresa, maior as vendas, o número de consumidores engajados, a curiosidade e o buzz em torno do seu negócio.

5. Promoção da marca

Alcançar a memória afetiva de um cliente é excelente para o seu negócio, já que, mesmo que a concorrência se esforce, ele vai optar pelo seu produto ou serviço. Quando a proposta e o valor agregado de uma empresa são bem conhecidos pelo target, dificilmente ele vai comprar outras marcas, mesmo que o preço seja mais vantajoso.

Sejam quais forem as estratégias e objetivos, o planejamento é importante para conhecer o perfil do cliente e, de acordo com as características encontradas, tocá-lo por meio do marketing promocional.

Frequentemente, são ações simples e verdadeiras que irão alcançar o público e levá-lo a retornar e a recomendar seus produtos e serviços.

Quer conhecer mais sobre ações de marketing promocional voltadas para a sua estratégia? Entre em contato com a Publiset!

Deixe uma resposta