Saiba onde investir através de pesquisa de mídia!

Pesquisa de mídia

Pesquisa de mídia, no momento econômico crítico atual impactou profundamente o mercado publicitário como um todo, não seria diferente em relação às pesquisas de mídia. Os anunciantes estão assustados, e a indústria passa por um processo de transformação acentuado, isso exige uma atenção maior ao se escolher soluções para essa nova realidade.

Os maiores institutos mundiais na área de pesquisa estão presentes aqui e todos são unânimes em indicar que, apesar da retração nos investimentos nos últimos anos, o Brasil é para eles estratégico e com enorme potencial. 

Por fim, hoje segundo eles o desafio está em buscar formas de otimizar os recursos, escolhendo soluções para direcionar os investimentos em comunicação.

Pesquisa de mídia – Facilitando a escolha de veículos e horários

Primeiramente, hoje as pesquisas têm focado no estudo do indivíduo, e não mais nas plataformas ou nos meios de comunicação. Muito se fala de cross media, mas as análises são bem complexas. Além da fragmentação dos veículos, a publicidade convencional compete com projetos de branded content. 

Por isso as atuais pesquisas tem se tornado cada vez mais relevantes para quem precisa ser assertivo na hora de comprar mídia.

Aliás, um exemplo interessante, sobre a importância relativa sobre o horário de consumo de cada mídia feito pelo Target Group Índex, nos dá um panorama interessante sobre a ideal escolha dos veículos. O estudo foi realizado dividindo o dia em faixas de 2 ou 3 horas, dependendo da relevância do período, assim pode-se ver claramente qual veículo tem o melhor desempenho em determinado horário.

Para se ter um plano eficiente de mídia é preciso estar atento a todas essas variáveis, vamos pegar um recorte:

  • No período das 18h – 20h a TV assume a liderança de atenção do público com 17,63%, seguida pela Revista em segundo com 13,73% e pelo rádio com 10,72%;
  • Na faixa das 20h – 22h (horário nobre) consolida a relevância da TV com expressivos 24% (melhor performance) seguidos por 10,70% da revista e 8,63% dos jornais. 

Fonte: Kantar IBOPE Media – Target Group Index

Esses números reforçam a importância de se estar presente na TV aberta, bem como nos outros veículos.

Por fim, a representatividade dessa pesquisa é de cerca de 52% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 86 milhões de pessoas.

Quais são os benefícios da pesquisa de mídia?

A análise de pesquisas, como a destacada à cima, trazem inúmeros benefícios, como por exemplo:

  • Conhecer informações como hábitos de mídia e consumo de produtos, além de opiniões e atitudes da população, permitindo assim que as agências, veículos e anunciantes tracem a melhor estratégia de comunicação;
  • Cruzar diversos dados da mesma fonte para gerar uma ampla base de análise;
  • Acesso a informações relevantes sobre uma amostra grande da população;
  • Oportunidade de segmentar por horário.

Por isso tudo, você precisa saber exatamente onde apostar suas fichas… E não desperdiçar a verba destinada para a ação.

Para o melhor resultado, escolha a melhor estratégia

Diante do atual quadro de incerteza do mercado publicitário brasileiro. Os estudos de cross media conseguem oferecer mais entendimento sobre a jornada do consumidor, que é cada vez mais complexa. 

É possível se fazer um mapeamento e indicar o ROI (Retorno que cada cliente trás sobre o dinheiro gasto com ele) de cada mídia, mostrando como foi a evolução dos pontos chaves de vendas definidos, o que é vital para se orientar as estratégias. 

Um planejamento de mídia robusto e bem feito sempre gera resultado, para você, e sua empresa.

Disso nos entendemos, vamos conversar? A Publiset está sempre de olho nos melhores indicadores, para te oferecer a melhor estratégia!

Esse é nosso jogo, nosso propósito. Na hora de decisão, vá no certo! Publicidade é nosso DNA. 

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