O que é automação de marketing

Para quem não sabe o que é automação de marketing, trata-se de um termo inerente às estratégias digitais de atração e fidelização de clientes. E sabe por quê? O volume de dados gerados, dentro das suas estratégias e objetivos, é imenso! Hoje em dia, não damos conta dessa quantidade de métricas por conta própria.

Por sua vez, a automação é uma realidade consolidada, uma tendência que veio para ficar e agregou muito mais conveniências e insights para as empresas desenvolverem as suas campanhas virtuais.

Se você ainda patina nesse assunto, este post foi feito especialmente para você! Nos próximos tópicos, vamos nos aprofundar no conceito sobre o que é automação de marketing, os seus benefícios e também disponibilizar algumas dicas para você iniciar esse trabalho de maneira qualitativa. Confira!

O que é automação de marketing?

Se podemos monitorar o comportamento do consumidor, alinhando-o continuamente às suas estratégias, por que não usar também essa tecnologia para desburocratizar essas tarefas e, assim, agregar mais valor à sua equipe?

É isso o que propõe a essência da automação de marketing: fazer uso de softwares e outras ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho de marketing digital.

Um exemplo simples: a automação de marketing contribui com o planejamento de publicação dos conteúdos do blog. Assim, eles são antecipadamente programados, complementados pela postagem de divulgação dos mesmos nas redes sociais. Tudo isso, para que aconteça no dia e horários estipulados.

Para a sua equipe, isso gera conveniências de todo tipo. Eles não se preocupam mais em realizar tarefas mecânicas e repetitivas que podem ser realizadas de maneira autônoma e automática.

Quais são os benefícios de investir em automação de marketing?

Antes de nos aprofundarmos em aplicações que vão além do exemplo acima mencionado, vamos entender o quanto a sua empresa se beneficia desse tipo de investimento!

Gera mais leads

Imagine que, assim que mapeada a sua jornada do cliente, é possível desenvolver ações programáveis para o disparo de mensagens específicas em cada etapa dessa jornada.

Isso facilita a captura de leads e, consequentemente, aumenta as vendas sem grandes esforços. Perceba, também, que o ciclo de vendas é potencialmente reduzido com isso.

Por exemplo: um cliente em potencial chegou à sua landing page. Ao identificar automaticamente a etapa em que ele se encontra, na jornada de compra, ele recebe o material mais indicado para isso.

Em seguida, sua equipe só se concentra em avaliar os relatórios e identificar novas oportunidades e ajustes nas campanhas. Algo que consiste, posteriormente, em novas programações na sua solução de automação de marketing.

Reduz o Custo de Aquisição do Cliente

Também conhecido como CAC, o Custo de Aquisição do Cliente é uma métrica importante no marketing digital. Por meio dele, você entende o quanto é investido para adquirir cada cliente.

E, ao saber o que é automação de marketing, seus colaboradores entendem que têm o tempo de análise otimizado por conta das tarefas analisadas automaticamente.

Digamos que, após realizada uma campanha, vocês saibam que o custo de aquisição de 100 clientes novos foi de R$ 300,00. Em vez de analisar cada perfil, os softwares permitem que as informações relevantes para o setor de vendas sejam organizadas rápida e automaticamente.

Valoriza o tempo de trabalho de sua equipe

Por fim, aprender o que é automação de marketing gera um benefício que merece ser citado: a facilidade que você agrega ao trabalho dos seus funcionários. Eles se tornam peças mais estratégicas e analíticas.

Afinal de contas, as tarefas mecânicas são realizadas pelos softwares adquiridos. Cabe a eles, portanto, programar as tarefas e identificar novas oportunidades a partir das performances de cada campanha.

Quais são as funções realizadas por essa tecnologia?

Agora que já vimos o que é automação de marketing, vamos entender como ela funciona, na prática, e quais recursos ela carrega em seu DNA para gerar mais resultados em suas campanhas:

  • agendamento de postagens nas redes sociais, com monitoramento das métricas e o engajamento dos usuários;
  • orienta o usuário a visitar uma landing page, com base em sua jornada de compra;
  • automatiza o disparo de e-mails também com base na etapa de cada usuário em sua respectiva jornada;
  • direciona o leitor para páginas específicas do seu site ou blog;
  • ajuda na configuração de fluxos de nutrição, como o envio de um lembrete para um webinar de sua autoria;
  • gerencia e segmenta a sua base de leads;
  • gera integração entre diferentes plataformas, permitindo insights mais precisos.

Entre outras ações que agregam facilidades na construção, manutenção e acompanhamento de cada campanha de marketing.

Como usar a automação de marketing com eficiência?

É importante destacar que todos os benefícios e recursos aqui citados só passam a fazer parte da sua rotina quando existe um planejamento detalhado — bem como o conhecimento especializado para automatizar as tarefas conforme os seus objetivos e necessidades.

Por isso, destacamos alguns passos elementares para que você e os seus colaboradores construam uma estratégia infalível e sejam amplamente beneficiados com o uso da automação de marketing:

  • defina os processos e objetivos de suas estratégias;
  • identifique as métricas necessárias para a avaliação de cada performance das suas campanhas;
  • monitore as performances, permitindo que sua equipe ajuste, antecipadamente, eventuais configurações para garantir total precisão nas tarefas automatizadas;
  • lembre-se de personalizar ao máximo as configurações. Ao generalizar, os resultados vão ser igualmente amplos, impossibilitando os seus colaboradores de interpretarem as informações de maneira segmentada;
  • foque também na fidelização de clientes. Automatize lembretes e promoções personalizadas em datas comemorativas (como o aniversário deles) e mantenha a sua base permanentemente nutrida.

Ou seja: se você conhece a sua persona, tem a jornada devidamente mapeada e já faz uso de algumas ações de inbound marketing, o maior trabalho será de programar as estratégias com base no comportamento do seu consumidor.

Como escolher uma boa ferramenta de automação de marketing?

Com tantas funcionalidades e possibilidades de uso desse tipo de ferramenta, achamos importante destacar, por fim, algumas dicas e orientações para você ter mais assertividade na escolha das melhores soluções em automação de marketing!

  • cheque as funcionalidades que cada uma propõe;
  • avalie a facilidade em usar os recursos delas, focando nas que sejam fáceis e intuitivas de usar;
  • considere também as ferramentas de automação de marketing que sejam customizáveis e que tenham integração com outras plataformas;
  • busque informações a respeito do suporte técnico oferecido pela empresa contratada;
  • equilibre as expectativas com o seu orçamento.

Com isso, sua empresa vai se preparar para focar exclusivamente em ações estratégicas para impactar o seu público-alvo. Agora, que tal complementarmos o que vimos aqui com outras campanhas de impacto que podem ser usadas em conjunto com tudo o que vimos aqui sobre o que é automação de marketing?

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