Afinal: por que vale muito a pena anunciar no Dia dos Namorados?
Campanhas sazonais já são bem conhecidas e algumas ocasiões são esperadas ansiosamente para ajudar a alavancar as vendas do período. E o costume brasileiro de presentear, seja a si mesmo ou a pessoas queridas, reforça a importância de se estar presente nas mídias on e off-line, seja anunciando em TV através de comerciais específicos ou ações de merchandising, como costumamos dizer por aqui. Com isso, podemos dizer que o Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho) é um período com uma ótima oportunidade para quem quer vender.
As campanhas em datas sazonais contribuem para a manutenção da imagem da marca, pois colaboram com sua consolidação no mercado, ajudando o negócio a se destacar. Isso porque se diferencia dos concorrentes, o que auxilia na conquista de novos clientes e fidelização dos atuais.
Mas quais são os hábitos dessas pessoas quando compram os presentes de Dia dos Namorados? Será que o status de relacionamento tem alguma influência na hora de buscar um produto? Faz sentido pensar em uma campanha de eletrônicos nessa data ou o ideal mesmo para ela são chocolates e flores? Vamos olhar para alguns dados que podem ajudar na estratégia da sua marca nesse momento tão marcante do ano.
Conhecendo melhor as almas gêmeas em 2022
Uma enquete feita pelo Google junto a brasileiros mostra que, de cada dez dessas pessoas, seis estão em algum tipo de relacionamento.
Entre esses entrevistados, casados e namorados formam a maioria esmagadora.
Outro dado interessante é que, entre os namorados, quase 80% estão em um relacionamento há menos de três anos, enquanto a grande maioria dos casados estão juntos há pelo menos cinco anos.
Isso reforça nossas sugestões referentes à junção de campanhas publicitárias off-line com as on-line, onde a inteligência artificial pode trabalhar como grande diferencial potencializador de sucesso.
Com a tecnologia disponível hoje em dia, os dados são mensurados instantaneamente, e temos condição de saber como um comercial está se saindo. Com isso, podemos monitorar, sincronizar e analisar campanhas off-line e on-line, que é como definimos o “Moment Marketing”.
Anunciar na TV tem então mais um fator importante, que não existia no passado, o fato de ter como mensurar instantaneamente esses resultados é fundamental para o sucesso de uma campanha, principalmente se você conta com um bom parceiro que te oriente na publicidade off-line, afinal o poder desse tipo de mídia é muito elevado e não podemos ter desperdícios, muito pelo contrário, com isso tudo pensado, pode-se potencializar em média 85% da performance e otimizar em 25% os planos de mídia desenvolvidos.
Mercado de milhões
Analisando dados divulgados pelo Compre&Confie, 15,8 milhões de compras foram realizadas on-line entre 28 de maio e 12 de junho de 2020, um crescimento de 112,8% em relação ao ano anterior.
Os pedidos foram responsáveis pelo faturamento de R$ 6,45 bilhões, 115,8% a mais do que em 2019. A pesquisa também mostra que os consumidores que mais compraram tinham entre 36 e 50 anos e residem no Sudeste do Brasil.
Assim podemos confirmar que, curiosamente, as campanhas de Dia dos Namorados tiveram um melhor desempenho durante o isolamento social do que em 2019, quando podíamos sair às compras. E o público que mais comprou não foram os jovens, como poderia ser deduzido por se tratar de compras on-line.
Mas como aperfeiçoar uma marca, com uma campanha vencedora que venda mais no Dia dos Namorados?
Convergência com quem sabe o que faz.
Para usar a melhor estratégia de marketing e ter uma campanha off-line que gere resultado, conte com a Publiset. Aqui temos a expertise em saber escolher os melhores programas nos melhores veículos disponíveis no momento, além é claro de potencializar com muito mais facilidades.
Temos como monitorar mais de 1.500 veículos de rádio e TV no Brasil e na América Latina, isso graças a essa poderosa inteligência artificial que temos para usar a seu dispor.
A partir disso tudo pode ser uma imensa oportunidade para se apresentar marcas e produtos engajados no momento ideal para o seu cliente.
Credibilidade e presença.
Como você viu, estamos falando em aproveitar o melhor momento da jornada do consumidor, assim o resultado de todo investimento em publicidade (ROI) pode ser cada vez maior, afinal a TV está presente em praticamente todos os lares brasileiros.
Isso faz com que a Publiset tenha, sem sombra de dúvidas, as melhores condições de fornecer objetivamente insights sobre melhores horários e emissoras para veiculação das peças publicitárias (ou ações de merchandising) de seus clientes, independentemente do mercado em que atuam.
As ferramentas tecnológicas estão aí para trabalharem a nosso favor. Com a análise das campanhas publicitárias off-line e a correta mensuração de dados que é feita. Podemos concluir que anunciar na TV é uma opção bastante atraente, principalmente nesse período de “amor no ar”.
Com essa análise das estratégias que os concorrentes têm usado, a competitividade fica mais acirrada e a chance de sucesso maior.
Por isso a Publiset também está de olho nos concorrentes, analisando as estratégias que eles estão usando, assim, pode desenvolver uma estratégia sob medida. Isso através de uma coleta de informação bem fundamentada e uso de dados e de inteligência artificial. Aliás, como já comentamos o planejamento das ações de marketing é dirigido para que o investimento seja o esperado.
Por fim, o Dia dos Namorados de 2022 será especial. Acreditamos muito nessa convergência de mídias e sua combinação. As marcas precisam se fazer presentes nas mídias off-line e sempre conectadas com o on-line, realizando o já nosso conhecido “tráfego holístico”.
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