Conheça os números do investimento publicitário no Brasil

Nas últimas semanas, levamos até você algumas informações e dados relevantes sobre o mercado e os desafios da mídia no Brasil. Estes insights são fundamentais para compreender melhor a distribuição do investimento publicitário no Brasil.

No ano de 2018, foram movimentados R$ 16,541 bilhões em mídia paga, de acordo com os dados do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Desse valor, a maior fatia é destinada à TV aberta, cujo investimento foi de 58,3%.

A seguir, você conhece outras informações sobre esses números e entende melhor o cenário atual do mercado publicitário.

Distribuição do investimento publicitário

É possível mensurar o investimento publicitário por setores da economia e por região. A seguir, você conhece quais as atividades que mais movimentaram verbas publicitárias e também a parcela a distribuição de investimento geograficamente. Confira!

Distribuição investimento publicitário por setor econômico

De acordo com o relatório da compra de mídia realizada em 2018, a TV aberta continua líder da atração das verbas dos anunciantes (com cerca de R$ 9,7 bilhões dos investimentos). Temos também a mídia exterior (OOH), com 8,4%.

Já o levantamento anual da Kantar Ibope Media revela que mais de 95 mil empresas anunciaram na mídia offline em 2018. Dentre elas, o comércio foi o setor que mais movimentou o investimento publicitário em 2018, com alta de 15% em relação a 2017.

Ao todo, o setor somou 18% do valor publicitário bruto medido pelo Ibope em 2018. Em seguida, aparecem os setores de serviços ao consumidor, higiene e beleza e instituições financeiras ou de seguros. Vale destacar ainda os investimentos publicitários do segmento de medicamentos, serviços públicos e culturais.

Distribuição investimento publicitário por região

Na distribuição dos investimentos em cada uma das regiões brasileiras, os estados do Sudeste representam 25,3% do bolo publicitário. O Sul representa 4,6%; o Nordeste, 4,2%; o Centro-Oeste 1,9% e, o Norte, 0,8%.

Expectativas de um 2019 de crescimento

Para 2019, o otimismo em relação à perspectiva dos investimentos de marketing e comunicação aumentou. Os dados são da pesquisa Pro, conduzida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Foram 174 agências de todo o País que participaram da pesquisa. E se antes apenas 25% dos executivos previam crescimento para o ano, o número aumentou 38%. Dentre os setores que mais declararam intenção de aumentar seus investimentos estão o de eletrônicos, tecnologia, bancos, alimentos e bebidas.

E você, o que pensa sobre o assunto? Quer ficar sempre por dentro das novidades e atualizações sobre o mercado de mídia? Acompanhe o site e as redes sociais da Publiset!

Deixe uma resposta