Como utilizar o email marketing para vender mais

Você sabia que o email marketing é uma das ferramentas mais impactantes para gerar mais vendas para o seu negócio?

A Marketing Insiders Group, aponta que o ROI do e-mail marketing é 30% superior quando comparado com outras mídias de divulgação tradicionais.

Ou seja: isso, por si só, já quebra os argumentos fatalistas de que o e-mail está com os dias contados.

Mas, para que você não confie cegamente em uma só pesquisa, neste post também vamos explorar os benefícios de email marketing a partir de dicas práticas. Confira!

Por que usar o email marketing?

Por ser um meio prático e do qual muitas pessoas têm acesso — especula-se que, até 2020, teremos 3 bilhões de pessoas usando e-mails —, motivo pela qual esta ferramenta ganhou destaque entre as ações de marketing digital.

Especialmente, porque não tardou para que os seus benefícios se tornassem evidentes assim que os resultados passaram a ser monitorados. Confira, a seguir, os principais deles:

Meio de comunicação em massa

Por ser um meio de comunicação que exige a autorização do usuário em receber as mensagens, o e-mail é um poderoso auxílio para divulgar as suas novidades aos clientes.

E, mais: com elevado poder de segmentação, você consegue identificar diferentes perfis de consumidores — bem como a etapa em que eles se encontram nas suas respectivas jornadas de compra — para aumentar a taxa de abertura das mensagens enviadas.

Comunicação rápida e efetiva

O e-mail é uma forma particular de mensagem, onde o usuário abre no momento mais conveniente, por isso, os e-mails recebidos têm mais chances de ser aberto do que a receptividade obtida com um telefonema, ou visita.

Com isso, quando se tem a mensagem certa, para a pessoa certa, basta identificar o momento certo para que o seu email marketing seja uma estratégia de sucesso!

Facilidade de adaptação aos dispositivos móveis

Muito se diz, hoje em dia, sobre tecnologias responsivas, que são rapidamente adaptáveis às telas dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

E o e-mail é perfeito para esse tipo de exigência — e sem investimentos extras para isso. Afinal, as pessoas já acessam seus e-mails por meio dos celulares e tablets. Cerca de 69% da população brasileira já usa a internet com os dispositivos móveis.

Com isso, as empresas já lidam com as plataformas de e-mail para que sejam responsivas. À sua equipe cabe a responsabilidade de criar mensagens objetivas e de elevado impacto nas necessidades do seu público.

Tecnologia acessível, fácil de usar e econômica

O email marketing é fácil de usar, é econômico (e sustentável, por não usar papel) e também gera insights sobre o hábito e comportamento do consumidor.

Por exemplo: a taxa de abertura, o engajamento com as ações desejadas no interior da mensagem e o cancelamento do envio de e-mails, entre outras métricas, dão valiosas informações a respeito das próximas campanhas a serem planejadas.

Dessa maneira, o seu investimento é melhor direcionado, considerando que a sua equipe pode monitorar a performance de cada campanha em tempo real. Não à toa, esse é um dos principais trunfos do marketing digital em si, e não apenas do email marketing.

Como aumentar as vendas com o email marketing?

Os benefícios anteriormente citados podem ser potencializados quando o email marketing é usado estrategicamente nas suas ações de divulgação, relacionamento e vendas.

Por isso, destacamos, abaixo, algumas dicas interessantes para que as suas mensagens tenham uma elevada taxa de abertura e bom engajamento dos usuários. São elas:

Use os depoimentos de outros clientes em suas mensagens

Maneira simples e funcional de argumentar em benefício de sua empresa: a opinião dos outros.

Caso você esteja disparando mensagens com o intuito de vender mais, os depoimentos de quem já comprou — e confia plenamente na sua marca — ajudam a convencer o futuro cliente.

Assim, é importante equilibrar o conteúdo para que os seus argumentos sejam reforçados com situações reais e alinhadas às necessidades dos seus leitores.

Faça testes A/B nos seus disparos de e-mail marketing

Como destacamos, anteriormente, o poder de segmentação do email marketing é elevado. E isso pode servir para encorajar você a fazer experimentos.

Por exemplo: modifique os títulos e dispare para duas bases de e-mails distintas, mas com os mesmos objetivos. Ao monitorar a performance de cada uma, você aprende quais elementos atraem ou dispersam a sua audiência.

Esse trabalho é incessante, mas rende frutos importantes para valorizar ainda mais as suas campanhas. Um comparativo que tem tudo para ajudar sua estratégia de e-mail a vender mais.

Personalize ao máximo as suas mensagens

A segmentação do email marketing é só o primeiro passo de personalização. Em seguida, você precisa construir uma mensagem próxima, como um diálogo, reforçando que você entende os problemas que o seu consumidor enfrenta, para então apresentar a solução.

Quando a mensagem é genérica e apressada em “vender” a sua solução, o usuário absorve menos do e-mail, pois você não está falando diretamente com ninguém em particular.

Por isso, use o nome de cada usuário (ferramentas de automação ajudam com isso), na introdução dos seus e-mails, foque em um título cativante e ofereça um conteúdo relevante.

Depois que a atenção já estiver fisgada, aí sim você apresenta a solução para os seus Leads. Por mais que o objetivo seja a venda, o marketing digital trata, acima de tudo, de relacionamentos.

Valorize o conteúdo

Por fim, tenha em mente que o consumidor deve se encantar do título à chamada de despedida do seu email marketing. E, para isso, separamos algumas boas práticas, como:

  • use números e estatísticas no título e no interior da mensagem;
  • balanceie o uso de texto e imagem;
  • criatividade e objetividade são imperativos;
  • cuidado com palavras normalmente associadas a SPAM, como “grátis”, “free” e “infalível”, entre outras;
  • acrescente links relevantes para o complemento da leitura em seu e-mail;
  • teste e revise antes de enviar qualquer e-mail.

São dicas pontuais, mas que já funcionam como um bom guia de orientação para você construir campanhas de e-mail realmente eficientes.

Só que o e-mail não é o único atrativo de suas ações de marketing digital, como você bem deve saber. Por isso, para conhecer mais estratégias relevantes e eficientes, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

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