5 motivos para contratar um CRM de vendas

Sua estratégia de inbound marketing foi elaborada, o trabalho teve início e parece que há muitos obstáculos entre a coleta de dados e o bom relacionamento com os seus leads? Então, sua empresa pode estar necessitando de um bom CRM de vendas para qualificar o seu fluxo de trabalho.

Esse tipo de solução é indispensável para a manutenção de suas ações estratégicas, conferindo mais assertividade na abordagem e na geração de uma oferta de valor para a sua audiência. E, para que você não perca mais tempo questionando-se a respeito dos desafios em atrair novos clientes até as suas páginas, nós preparamos este post.

A seguir, você vai entender o que é um CRM de vendas e descobrir, em 5 motivos diferentes, porque você deveria contratar um o quanto antes. Boa leitura!

O que é um CRM de vendas?

O conceito é brevemente explicado como uma solução que ajuda a automatizar algumas atividades de vendas para que a sua equipe se ocupe, cada vez mais, em construir um bom relacionamento com o consumidor. Com sistemas de CRM, empresas expandem negócios e aprimoram serviços. 

De maneira mais aprofundada, essa plataforma concentra os dados de cada lead, otimizando as estratégias de acordo com o funil de vendas, as etapas de suas respectivas jornadas de compra e garantir um acompanhamento assertivo, dos seus vendedores, ao longo desse processo.

Como resultado, em pouco tempo você e os seus colaboradores vão usar o CRM de vendas para:

  • Identificar oportunidades rapidamente, dentro do funil de vendas da sua empresa;
  • Armazenar as informações dos seus consumidores e clientes em potencial em um só lugar, otimizando os insights;
  • Administrar com mais facilidade e eficiência o desenvolvimento da jornada de compra de cada usuário;
  • Apresentar as métricas dos seus objetivos com muito mais facilidade.

Um importante aliado para conferir resultados ainda mais impressionantes com o inbound marketing, portanto, não acha?

Mas podemos ir além nos diferenciais do CRM de vendas — como veremos logo abaixo!

Quais são os 5 motivos para contratar um CRM de vendas?

Com alguns dos atrativos acima citados mais aprofundados, vamos mostrar a você alguns argumentos infalíveis para que você considere a contratação de um CRM de vendas. São eles:

1. Ajuda na construção do funil de vendas da sua empresa

Quando se conhece a jornada do cliente, o seu trabalho com inbound marketing é facilitado. Afinal de contas, com todo o planejamento desenhado, é possível automatizar tarefas para cada etapa do processo.

Assim, mesmo que o tráfego seja intenso, nas suas páginas, esse tipo de solução consegue deslocar os leads à medida que eles avançam, no pipeline, para que as ações mais eficazes sejam direcionadas a esses usuários que avançam em suas respectivas jornadas.

2. Organiza os dados dos seus leads

A princípio, isso pode não parecer um diferencial, considerando que as populares planilhas também servem como uma ferramenta de organização de dados.

Mas, convenhamos: na velocidade com a qual os dados são gerados e atualizados, hoje em dia, você precisaria de uma mão de obra extensa apenas para acompanhar essas informações.

Com isso, o CRM de vendas ajuda a compilar, armazenar e organizar essas informações em tempo real, de maneira automatizada. Assim, todos têm acesso a esses dados (já que a plataforma funciona por meio do armazenamento na nuvem) de onde estiverem, a qualquer hora.

3. Personaliza o relacionamento com os leads

Com os dados reunidos em um só lugar, os vendedores vão aprender a usar essas informações estrategicamente para criar uma oferta única de valor para cada cliente.

Sem falar que, ao identificar as carências, necessidades e objetivos dos leads, a sua equipe de vendas também passa a criar um argumento imbatível contra as habituais rejeições do cliente. Algo que aumenta consideravelmente o índice de negociações realizadas.

4. Garante a rápida análise das métricas que importam

O CRM de vendas também se destaca por identificar, rápida e automaticamente, as métricas que importam para os seus objetivos.

Assim como funciona no inbound marketing em geral, você consegue analisar os índices sem esforço — algo que não ocorre, por exemplo, ao organizar os seus leads em planilhas do Excel.

Consequentemente, a integração entre marketing e vendas é também valorizada, já que ambos saberão o que está obtendo um desempenho satisfatório e o que necessita de ajustes com mais urgência. Um afinamento preciso e veloz para que o seu investimento continue sendo valorizado.

5. O CRM de vendas gera mais produtividade

Com base em tudo o que foi falado, até aqui, já deve ter dado para perceber que o CRM de vendas desempenha um papel fundamental no aumento de produtividade dos seus profissionais.

Isso porque a automação agrega mais autonomia e flexibilidade para que os vendedores atuem onde realmente importa: na relação com os seus clientes, ao passo que as tarefas mecânicas e repetitivas acabam delegadas exclusivamente à tecnologia da plataforma.

Por onde começar?

Por meio desse tipo de tecnologia integrada às suas ações de inbound marketing, os seus vendedores vão ser municiados com mais qualidade, permitindo o desenvolvimento de equipes verdadeiramente estratégicas.

Para tanto, é necessário que você saiba, antecipadamente, como escolher a melhor solução para a sua empresa! Abaixo, um rápido guia para você identificar algumas características essenciais de um bom CRM de vendas:

  • Planeje todos os objetivos, necessidades e carências de sua empresa, no processo de vendas, a fim de alinhá-los aos recursos das plataformas que você está em busca;
  • Avalie se o CRM de vendas integra os dados de diferentes departamentos;
  • Confira se o grau de personalização dos recursos atende às suas expectativas e necessidades;
  • Busque entender o quanto a plataforma gera relatórios customizados para os seus vendedores identificarem as melhores oportunidades de negócio;
  • Identifique a facilidade de uso da plataforma.

Boas plataformas de CRM de vendas são simples, versáteis e personalizadas. Até por isso, convém contar com o auxílio profissional de agências especializadas nessa implementação. Assim, cada vez mais os seus profissionais vão se ocupar integralmente da abordagem e da boa relação com os clientes e prospectos.

Só que nada disso tem efeito se você não conhece, profundamente, o perfil do seu consumidor. Por isso, aproveite para dar uma lida também em nosso artigo sobre o que é persona no contexto do inbound marketing!

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